• Cristina Ramalho

Escuta Profunda

O Que é Escuta Profunda

Nas palavras de Thich Nhat Hanh:

“Escuta Profunda é o tipo de escuta que pode ajudar a aliviar o sofrimento de outra pessoa. Pode chamar-lhe escuta compassiva. É uma escuta com um único propósito: ajudar o outro a esvaziar o coração. Mesmo que ele ou ela diga coisas cheias de percepções erradas, cheias de amargura, é possiivel continuar a escutar com compaixão. Porque sabes que escutando dessa forma, d´s à outra pessoa uma possibilidade de sofrer menos. Se o queres ajudar a corrigir a sua percepção, esperas por outro momento. Para já, não interrompes. Não argumentas. Se o fizesses, o outro perderia a sua oportunidade. Apenas escutas co compaixão e ajuda o outro a sofrer menos. Uma hora assim pode trazer transformação e cura.“ Entrevista completa


Porquê oferecer sessões de Escuta Profunda?

Desde tenra idade as pessoas sempre se aproximam de mim - conhecidos e estranhos - para depositarem os seus segredos e angústias.

Desde que me reconectei, dediquei-me de forma intensa a atingir e permanecer em estados de consciência de quietude e paz interior, de conexão total comigo mesmo, com tudo o que existe. Dediquei muito tempo e esforço ao meu processo de cura e ultrapassei os meus maiores medos. Tratei das minha feridas de forma definitiva e partilho agora os meus mais profundos e íntimos traumas com a distância saudável de quem já não sofre mais com eles.

Desde que iniciei a minha clinica de Reconnective Healing® que pratiquei activamente a Escuta Profunda com quem sentia necessidade de partilhar os seus fardos comigo.

Mas o tempo antes e depois das sessões são muito limitados, e por vezes uma consulta de Escuta Profunda é necessária para que aproveite ao máximo a sessão de Reconnective Healing® ou de Reconexão Pessoal®.

Se me encontro nesta posição neste momento da minha vida é para ajudar os outros e assim decidi assim criar um espaço para que possa ajudar mais pessoas e de forma mais efectiva.

Como sei que estou a ser escutada/o profundamente? 

Otto Schamer e Katrin Kaufer, no seu livro “Leading from the Emerging Future”, identificaram quatro níveis de escuta:


1.  Downloading  -O ouvinte ouve ideias e essas apenas confirmam o que ele já sabia.

2. Escuta Factual - O ouvinte tenta ouvir os factos mesmo que esses contradigam as suas teorias ou ideias.

3. Escuta Empática - O ouvinte está interessado em ver a realidade pela perspectiva do outro e apreende as circunstancias do outro.

4. Escuta Generativa - O ouvinte cria um espaço de atenção profunda que permite um futuro emergente aterrar ou manifestar-se.


A Escuta Profunda situa-se ao nível da Escuta Generativa. A Escuta Profunda não pode ser fingida. Desde o inicio da sessão sentirá um suporte e uma energia de amor fortes. No decorrer da sessão e ao finalizá-la perceberá imediatamente os resultados.


A Escuta profunda requer um caminho de autocura primeiro, que procurei toda a minha vida e que percorro activa e incansavelmente desde 2013. Sem curarmos as nossas feridas mais profundas, não conseguimos escutar profundamente o outro de forma consistente, pois num ponto ou outro poderemos sentir o nosso ego, ou o nosso “corpo de dor” - como designa Eckhart Tolle no seu livro “O Poder do Agora”- inflamar.


A Escuta Profunda requer uma preparação prévia de quem vai escutar, para que esteja durante a sessão num estado de presença o mais cristalino e duradouro possível, permitindo níveis de cura mais elevados. Durante a sessão presencial ou à distância sentir-se-á profundamente escutado.